Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Brasil e Uruguai iniciam a troca automática de informações financeiras

Publicado por Thaile Dantas
há 6 anos

A partir de setembro de 2018, as autoridades tributárias do Brasil e do Uruguai passam a trocar informações financeiras de forma automática sob o Acordo Multilateral de Autoridades Competentes para Troca Automática de Informações Financeiras. Sob este tratado, os governos de cada país coletam informações a respeito de contas bancárias e investimentos financeiros em seu território que são de propriedade de residentes no outro país e trocam estas informações automaticamente entre si.

A troca envolve dados de contas e investimentos da pessoa física proprietária ou dos responsáveis pelas pessoas jurídicas proprietárias das contas no ano-calendário 2017. Nome, endereço, identificação fiscal, data e local de nascimento, nome e identificação da instituição financeira, número e saldo da conta no fim do período ou encerramento da conta e rendimentos auferidos por meio da conta são alguns dos dados transacionados.

Desde dezembro de 2016, Brasil e Uruguai já podem trocar uma grande variedade de informações sob a Convenção sobre Assistência Mútua Administrativa em Matéria Tributária, incluindo dados sobre participação acionária em Sociedades Anônimas e Limitadas e propriedade de imóveis e veículos, entre outros. Com o início das trocas automáticas de informações financeiras, o fluxo de dados sob a convenção deve ser altamente intensificado.

Este cenário aumenta o risco de penalizações a pessoas físicas residentes no Brasil que sejam proprietárias de ativos não-declarados no Uruguai. As sanções aplicáveis variam de multas regulatórias aplicadas pela Receita Federal do Brasil e pelo Banco Central a detenção por crimes contra a ordem tributária e o sistema financeiro e lavagem de dinheiro, entre outros. Para reduzir os riscos de penalização, recomenda-se que pessoas físicas nesta situação regularizem seus ativos atualmente não-declarados às autoridades brasileiras.







Fonte: https://www.martinelli.adv.br

  • Publicações65
  • Seguidores23
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações282
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brasil-e-uruguai-iniciam-a-troca-automatica-de-informacoes-financeiras/627283538

Informações relacionadas

Receita Federal
Notíciashá 8 anos

Novos acordos fortalecem transparência e intercâmbio de informações para fins tributários

Elenilton Freitas, Advogado
Artigoshá 5 anos

INSS deve cumprir prazo para concluir a análise de requerimento

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)