Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Universidade não pode condicionar entrega do diploma a pagamento de mensalidades

Publicado por Thaile Dantas
há 6 anos

Nesses últimos meses tenho recebido algumas dúvidas e esta me chamou a atenção: Se as Instituições de Ensino pela falta de pagamento podem reter diplomas, documentos, impedir a realização de provas e não conceder a certidão de aprovação do aluno que possui débitos?

A instituição de ensino só pode valer-se dos meios legais de cobrança, sendo ilegal a negativa de expedição do diploma em razão da existência de débitos. A suspensão de provas escolares, a retenção de documentos ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas, por motivo de inadimplemento de aluno, não encontram respaldo legal, consoante dispõe o art. e seu § 1º da Lei n.º 9.870/99.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região confirmou sentença que determinou à Fundação das E. U. P. C., de Lages (SC), que entregue o diploma de graduação em Terapia Ocupacional a uma formanda com mensalidades em atraso.

A estudante ajuizou mandado de segurança na Justiça Federal após ter sua diplomação condicionada ao pagamento das parcelas. Ela alegou que tinha uma proposta de emprego e que o perderia caso não apresentasse o diploma.

Segundo o relator do processo: “Possuindo o estabelecimento de ensino os meios adequados para resolver eventual inadimplemento da parte impetrante, o que não inclui a retenção de documentos, é de ser concedida segurança pleiteada no tocante à expedição do diploma do Curso de Terapia Ocupacional”, afirmou Garcia em seu voto.

Igualmente, a Justiça de São Paulo condenou o Instituto Polígono de Santo André, na Grande São Paulo, ao pagamento de R$ 12 mil por danos morais por não entregar o certificado de conclusão de curso a um ex-aluno.

Neste processo, o estudante concluiu o curso de técnico em segurança do trabalho em 2005 e tentou por inúmeras vezes retirar o seu diploma, sem sucesso. Ainda de acordo com a ação, o fato ocorreu porque o ex-aluno tinha uma dívida de quatro mensalidades com a antiga escola.

No julgamento da ação, o relator, juiz Orlando Pistoresi, destacou que a lei 9.870/99 proíbe a retenção de qualquer documento escolar por motivo de descumprimento do contrato por parte do aluno. "São proibidas a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento”.

O magistrado ainda destaca que"não se pode esquecer que os danos morais suportados pelo autor foram relativamente extensos, considerando especialmente que ele tentou, de inúmeras formas, por meio de contato administrativo e por meio de contato administrativo e por meio do Procon, resolver a questão referente a entrega de seu diploma, documento este que lhe possibilitaria trabalhar em sua área de formação”.

Em casos semelhantes, recomendo que colham todas as provas necessárias, exigindo, sempre que possível, que a negativa da expedição do diploma ou qualquer outra arbitrariedade seja confirmada por escrito e com a identificação do funcionário de forma a relacioná-la com o inadimplemento. Outros documentos como comprovante de matrícula, histórico, boletos de pagamento e até e-mails também podem ser necessários.

Havendo constrangimento ou qualquer efeito que configure dano moral e material e que possa ser comprovado, é possível pedir indenização pelo respectivo dano.

Através da justiça, é possivel obter liminares que obrigam as Instituições a entregar o diploma ou documentos retidos pela falta de pagamento sob pena de multa.

Fica a ressalva de que tais regras servem para todas as Instituições de Ensino do Fundamental ao Superior que poderão ser obrigadas a conceder o diploma e ainda a responderem por danos morais se existente.

E por fim, imporante ressaltar que a Instituição de Ensino só não está obrigada a fazer a rematrícula do aluno inadimplente, caso ele queira continuar a estudar no ano seguinte ou no semestre seguinte na mesma Instituição, essa poderá exigir o pagamento do débito para que tal intento ocorra.

“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.” Salmos 23:1

  • Publicações65
  • Seguidores23
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações24939
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/universidade-nao-pode-condicionar-entrega-do-diploma-a-pagamento-de-mensalidades/545730666

Informações relacionadas

Alexandre Chaves, Advogado
Artigoshá 3 anos

Estou devendo a Instituição de Ensino. Posso pegar o meu diploma?

[Modelo] Ação de obrigação de fazer - Entrega de Diploma

Wendel Azevedo, Juiz de Direito
Modeloshá 6 anos

Ação indenizatória por danos materiais e morais em virtude de atraso de voo

Claudinei Mendes Costa, Técnico em Segurança no Trabalho
Artigoshá 3 anos

Acidente de trajeto é acidente de trabalho pela nova lei trabalhista?

Danielle Bezerra, Advogado
Artigoshá 4 anos

Contrato de prestação de serviço: Entenda a cobrança de multa rescisória

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

essa exigência também é valida para o mestrado? continuar lendo

"Fica a ressalva de que tais regras servem para todas as Instituições de Ensino do Fundamental ao Superior que poderão ser obrigadas a conceder o diploma e ainda a responderem por danos morais se existente", conforme expôs o autor do artigo acima.
"E por fim, importante ressaltar que a Instituição de Ensino só não está obrigada a fazer a rematrícula do aluno inadimplente, caso ele queira continuar a estudar no ano seguinte ou no semestre seguinte na mesma Instituição, essa poderá exigir o pagamento do débito para que tal intento ocorra." Ressalta o autor acima, o nobre colega Thaile Dantas. continuar lendo

não é uma faculdade,mas fiz um profisionalizante de energia fotovoltaica em santa catarina,uma entrada e mais 4 vzs,concluí o curso,passei nos exames e se negam a me entregar o certificado,alegando que existe uma clausula no contrato,vou perder uma vaga de emprego,pois não falaram isso quando me venderam o curso.e estou em dia com os pagamentos!somente daqui a tres meses quando acabarem os boletos.perdi minha vaga continuar lendo

O mesmo se dá qdo o curso termina antes do vencimento das parcelas? Ou seja, o curso é de 18 meses, mas o aluno vai pagar em 36 meses.
O diploma deve ser entregue após os 18 meses ou tem q aguardar aos 36 meses? continuar lendo

Bom Dia, fiz uma prova de Act do Estado e estou precisando apresentar o diploma da pós graduação.
Estou com a mensalidade em dia mais segundo a faculdade tenho que estar com ela quitada para que eles possam liberar a nota do tcc no sistema e depois disso liberar meu diploma. esta correto isso? eu estando com as parcelas em dia eles obrigar a quitar para poder pegar o diploma? continuar lendo